Relatório do 16° Concílio de Pastores e Anciãos do CELP

Nos dias 25 e 26 de novembro, ocorreu o 16° Concílio de Pastores e Anciãos do Conselho Europeu de Igrejas de Língua Portuguesa (CELP), realizado na Universidade Adventista de Collonges, na França. O evento reuniu mais de 40 participantes, incluindo delegados, membros da administração, palestrantes e convidados especiais. Além de promover a motivação e o treinamento dos líderes de cada igreja, um dos pontos altos do concílio foi a eleição de uma nova equipe administrativa para os próximos dois anos.

Programa do Evento

O principal objetivo dos concílios do CELP é fomentar a integração, motivação e capacitação dos líderes que representam as diversas comunidades adventistas de língua portuguesa na Europa. Nesta edição, 14 igrejas marcaram presença e o pastor Acílio Alves, com mais de 30 anos de experiência ministerial, foi o palestrante convidado. Sua contribuição elevou a espiritualidade do encontro, enriqueceu o conhecimento dos participantes, inspirou novas ideias e apresentou ferramentas úteis para que todos continuassem dedicados ao serviço e à missão.

Uma parte fundamental da programação consistiu no carrossel de testemunhos, onde cada igreja compartilhou suas experiências e realidades. Destaca-se, ainda, o surgimento do CELK, que se destina especificamente à comunidade de falantes de Kriolo na Europa. Em Paris, por exemplo, existem pelo menos três igrejas formadas por esse grupo. Os participantes do concílio tiveram a oportunidade de conhecer essa nova perspectiva missionária e expressaram interesse em apoiar o projeto.

Decisões Administrativas

Tradicionalmente, os concílios do CELP incluem reuniões administrativas para a tomada de decisões importantes. Após dois mandatos sem mudanças na liderança, este encontro resultou na eleição de novos representantes. A nova equipe administrativa é composta por: Eurico Correia (Collonges), presidente; Geovani Bonotto (Paris), tesoureiro; Gabriel Stein (Munique), secretário. Também integram a equipe: Daniel de Oliveira (Genebra), vice-presidente; Mário Monteiro (Paris), vice-tesoureiro; e Maiara Wolter (Berlim), vice-secretária.

Planos Futuros

Na conclusão do concílio, foram discutidas informações relevantes para os anos de 2023 e 2024, incluindo a data e o local para o próximo concílio, agendado para 24 a 26 de novembro em Collonges. Também se deliberou sobre a escolha de uma comunidade para o projeto “Igreja em Foco”, que visa fortalecer as igrejas de língua portuguesa na Alemanha. O Congresso Revive Europa também foi mencionado e deverá acontecer em 2024, com mais informações a serem divulgadas posteriormente.