
quem somos
divisões Intereuropéia e Transeuropéia

NOSSA HISTÓRIA
Foi assim que nos dias 13 e 14 de janeiro de 2008, que teve lugar em Bruxelas, o primeiro encontro de pastores e diretores de grupo para começar as bases desta rede de interação. Neste encontro, o pastor Rickson Nobre foi indicado para presidir o projeto e o pastor Theo Rios para o secretariado. No segundo encontro em outubro do mesmo ano o irmão Daniel Oliveira foi eleito tesoureiro. A partir daí o Conselho Europeu de Língua Portuguesa vem se organizando e sendo reconhecida pelos membros das igrejas, federações e Uniões através dos serviços que vem prestando. Atualmente o nosso continente Europeu vive um período de estagnação no crescimento das igrejas nativas devido à forte secularização da sociedade. Em contrapartida existe um grande potencial para fazer avançar muito mais rapidamente a obra das comunidades linguísticas, tal como se vê através as igrejas e grupos de imigrantes adventistas de língua portuguesa. Estas igrejas têm como objetivo hoje a evangelização dos imigrantes lusófonos neste continente, como também a preparação da segunda geração que virá já adaptada à cultura local para se tornarem uma luz e garantia da manutenção da mensagem adventista do sétimo dia neste continente até o retorno do nosso Senhor Jesus.

A sigla CELP, significa Conselho Europeu de Língua Portuguesa, é um ministério de suporte às divisões Intereuropéia e Transeuropéia da igreja adventista do sétimo dia. Este ministério está baseado em um comprometimento voluntário dos pastores, diretores de grupo, anciãos, empresários et administradores ligados às igrejas de imigrantes de Língua Portuguesa na Europa que tem como visão o avanço da obra de evangelização dos imigrantes de língua portuguesa no continente Europeu. Ou seja, não é um ministério independente mas um ministério de apoio. Os objetivos principais são:
- Prestar apoio as igrejas e aos campos locais no trabalho em favor dos imigrantes lusófonos;
- Fomentar a criação de projetos de evangelização nestas comunidades, (3) auxílio na busca de fundos e voluntários para a o a implantação de novas comunidades;
- Prestar auxílio na aquisição de materiais de evangelismo;
- Promover programas que beneficiem as comunidades tais como campanhas de evangelismo, congressos, concílios e seminários.
trabalho de hoje e visão do futuro
Atualmente o nosso continente Europeu vive um período de estagnação no crescimento das igrejas nativas devido à forte secularização da sociedade. Em contrapartida existe um grande potencial para fazer avançar muito mais rapidamente a obra das comunidades linguísticas et étnicas, tal como se vê através das igrejas e grupos adventistas de língua portuguesa. Nosso objetivo é a evangelização dos imigrantes lusófonos neste continente, como também na preparação da segunda geração que estará adaptada à cultura local e assim continuará o trabalho de evangelismo no continente europeu e a garantirá a manutenção da mensagem adventista do sétimo dia.








IDENTIDADE
Os pastores e membros leigos que formam o CELP pertencem à Igreja Adventista do Sétimo Dia e estão intimamente e claramente de acordo com o seu corpo doutrinário e com a administração da nossa igreja, pois apoiar o evangelismo junto a população de imigrantes não significa de nenhuma maneira oposição à nossa igreja à qualquer nível.
VISÃO
Promover o crescimento qualitativo e quantitativo das igrejas e grupos de imigrantes adventistas de língua portuguesa na Europa, motivando, equipando e implantando novas igrejas. Este apoio é para acrescentar e não se substituir ao trabalho da administração local.
LINHA DO TEMPO
O início dos trabalhos do CELP começarem em 2006 quando houve o primeiro encontro de pastores e líderes de algumas igrejas de língua portuguesa na Europa em Bruxelas. Daí em diante, o organização tem aumentado e o número de participantes também. Vários projetos já foram realizados e vários obreiros foram trazidos de outras partes do mundo para o trabalho de evangelismo e implantação de novas igrejas na Europa.
O QUE DIZEM SOBRE NÓS

João Carlos
Portugal
“Participar dos eventos do CELP mudou minha vida. Cada mensagem e cada louvor tocaram meu coração, renovando minha fé e fortalecendo minha conexão com Deus. Sinto-me mais próximo d’Ele a cada encontro.”

Juliana Miranda
França
“No CELP, encontrei uma verdadeira família na fé. Os eventos são momentos especiais de aprendizado e comunhão, onde Deus fala profundamente ao meu coração. Minha caminhada espiritual nunca foi tão fortalecida.”

Alex Souza
Alemanha
“Os eventos do CELP são um refúgio para minha alma. Sempre saio renovado, com mais esperança e certeza de que Deus cuida de mim. É incrível ver como Ele age em nossas vidas quando estamos juntos buscando Sua presença.”
CONCÍLIOS
Todos os anos um concílio anual é realizado para organizar os projetos, capacitar os líderes, renovar a equipe dirigente:

- 2008 Bruxelas, Bélgica – Reunião fundadora.
- 2008 Paris, França.
- 2009 Genebra, Suíça.
- 2010 Berlin, Alemanha
- 2011 Londres, Reino Unido
- 2012 Madrid, Espanha
- 2013 Milão, Itália
- 2014 Lisboa, Portugal
- 2015 Amsterdã, Holanda
- 2016 Dublin, Irlanda
- 2017 Barcelona, Espanha
- 2018 Lisboa, Portugal
O CELP convoca anualmente um concílio para que Participariam como delegados de suas respectivas igrejas nos encontros as seguintes pessoas:
- Os coordenadores dos Grupos Étnicos das Divisões Trans-Européia e Euro-Africana (membros ex-officio);
- Os pastores que estão pastoreando as igrejas e grupos nestes territórios;
- Os diretores de grupos, anciãos ou diretores responsáveis pelos grupos sem pastor devidamente votados pelas suas comissões locais como representantes junto ao CELP;
- • Os empresários membros destas igrejas e grupos de imigrantes de língua portuguesa.
CEF
O Conselho Europeu Feminino existe para manter, encorajar e desafiar as mulheres Adventistas do Sétimo Dia em sua caminhada diária como discípulas de Jesus Cristo e como membros de Sua Igreja Mundial, desenvolvendo suas funções em cada departamento.
Saiba mais no site: mulhereseuropa.eu
“O Senhor tem uma obra para cada mulher, elas podem ocupar os seus lugares em Sua obra, elas podem fazer nas famílias uma obra que os homens não podem fazer, obra que alcança o íntimo da vida. Podem aproximar-se do coração daqueles a quem os homens não podem alcançar. Seu trabalho é necessário.” (Beneficência Social, pág. 145).
Ellen G. White Tweet
FINANCIAMENTO
Os recursos financeiros da associação podem ser oriundos de:
- Subvenções oferecidas pelas igrejas ou empresários para projetos específicos;
- Produtos de prestação de serviço e/ou bens vendidos;
- Subvenções das entidades administrativas (federações, Uniões) para projetos específicos;
- Ofertas recolhidas nos programas promovidos diretamente pelo CELP.
